Mês para a Paz – A situação na Ucrânia

 

O Mês Dominicano pela Paz é um evento anual da Família Dominicana, iniciado pelo Mestre da Ordem em 2016, na sequência das celebrações do Jubileu do 800º aniversário da Ordem dos Pregadores, que exigia uma renovação da pregação. No espírito de São Domingos, procura mostrar solidariedade com os homens e mulheres dominicanos que promovem a paz num mundo dilacerado por muitas formas de violência e guerra. Depois de se concentrar na Colômbia em 2017, na República Democrática do Congo em 2018 e na Índia em 2019, o Mês Dominicano pela Paz este ano volta-se para a Europa e apela à solidariedade com a Família Dominicana na Ucrânia.

GUERRA, REPRESSÃO E DESLOCADOS NA UCRÂNIA

Desde Abril de 2014, após a revolução ucraniana, a anexação da Crimeia pela Federação Russa e os protestos de grupos separatistas apoiados pela Rússia que lutam nas regiões de Donetsk e Luhansk do leste da Ucrânia (colectivamente chamados “Donbass”) continuaram. Centenas de cidades e povoações foram ocupadas por tropas lideradas pela Rússia.

Segundo o Gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, entre Março de 2014 e 31 de Outubro de 2019, entre 13.000 e 13.200 pessoas (incluindo pelo menos 3.345 civis) foram mortas neste combate. O número de feridos é estimado entre 29.000 e 31.000, incluindo aproximadamente 7.000 a 9.000 civis.

Nos territórios ocupados por tropas lideradas pela Rússia, houve mortes e repressão por motivos étnicos e religiosos, e milhares de casas e mesmo assentamentos inteiros foram destruídos, levando a uma onda maciça de deslocação interna. Mais de 1,5 milhões de civis das regiões de Donetsk e Luhansk foram forçados a migrar para outras regiões.

VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

As crianças que vivem na zona de guerra são particularmente afectadas. Durante mais de cinco anos, foram privados de uma educação adequada porque as escolas não dispõem do equipamento necessário. São também privados de necessidades culturais básicas tais como instalações desportivas, bibliotecas ou cinemas, muitos dos quais foram destruídos durante os combates.
Além disso, como tantos acontecimentos terríveis e violentos
dominaram as suas vidas durante a ocupação e as hostilidades, muitas crianças, especialmente as mais novas, nunca experimentaram a paz. É portanto muito necessário que estas crianças, tal como os seus pais, conheçam o Evangelho a fim de encontrar esperança e respostas às muitas perguntas que esta trágica situação lhes coloca. Esta necessidade de evangelização requer contacto e comunicação com os agentes pastorais, sejam eles sacerdotes, religiosos e religiosas, ou simplesmente pessoas fiéis e solidárias.

TRABALHO PELA PAZ POR PARTE DA FAMÍLIA DOMINICANA NA UCRÂNIA

A Família Dominicana na Ucrânia é composta por 25 frades em 7 comunidades, 18 irmãs de 4 congregações em 5 comunidades, 82 leigos em 7 cidades e 6 grupos de jovens nos lugares de ministério dos frades.

A Ordem foi refundada na Ucrânia no início dos anos 90, depois de ter sido suprimida durante a era comunista.

No actual contexto de conflito, o serviço de construção da paz por parte da Família Dominicana concentra-se em cinco áreas:

  1. Reabilitação de crianças que vivem na zona tempo de guerra

Em Fastiv, o Centro São Martinho de Porres está a funcionar desde 2005. Actualmente, apoia uma equipa de 25 pessoas, incluindo frades, irmãs, leigos dominicanos e voluntários. Desde a sua criação, o seu principal objectivo tem sido o de cuidar de crianças socialmente desfavorecidas: órfãos, as crianças de rua, os doentes e os filhos de famílias pobres.

Com o início das hostilidades na Ucrânia oriental, o Centro abriu as suas portas às crianças cuja infância foi gravemente afectada pela guerra: a experiência diária de tiros e explosões, o ódio e hostilidade dos adultos, a morte de entes queridos e amigos, a perda de lares. Em cooperação com o Serviço Cristão de Salvamento (uma iniciativa dos leigos católicos de Kiev), desde 2016, o Centro St. Martin adoptou 31 grupos de 7 ou 8 crianças cada um, independentemente da religião, da zona de combate. Durante 8-9 dias, é-lhes oferecido um espaço para relaxar com entretenimento num ambiente seguro, para receber tratamento e reabilitação, bem como acompanhamento e formação. Cada criança é tratada por um psicólogo profissional especializado em perturbações de stress pós-traumático em crianças. Este apoio permite a estas crianças experimentarem uma vida pacífica (frequentemente pela primeira vez) e muitas regressam às suas famílias com uma perspectiva mais positiva e esperançosa e, portanto com maior resiliência.

2. Formar os líderes das comunidades cristãs para serem facilitadores do a reconciliação nas suas comunidades ou povoações locais

Desde Setembro de 2019, foi criada uma Escola de Liderança Social no Instituto de Ciências Religiosas de S. Tomás de Aquino, localizado no convento dos frades dominicanos em Kiev. Em colaboração com o Serviço Cristão de Salvamento, o principal objectivo deste programa é o desenvolvimento de líderes cristãos activos e responsáveis. A escola está aberta a pessoas de todas as denominações que queiram ser promotores de coexistência pacífica e facilitadores da reconciliação entre diferentes nacionalidades e denominações religiosas nas suas comunidades locais.

Actualmente, 30 pessoas de diferentes regiões da Ucrânia estão a estudar na Escola de Liderança Social. Vários estudantes são líderes comunitários de colonatos na zona de conflito militar que estão a regressar com capacidades de construção da paz.

3. Formação de capelães militares leigos para facilitar a reconciliação nas zonas de guerra

Em Junho de 2019, o Ordinário Militar da Igreja Católica Romana na Ucrânia, o Bispo Stanislav Shyrokoradiuk, instituiu um ministério de capelania leiga para acompanhar os soldados na zona de guerra. Nomeou o Serviço Cristão de Salvamento como responsável pelo recrutamento daqueles que desejavam tornar-se capelães leigos, e o Instituto Dominicano de Ciências Religiosas de São Tomás de Aquino como responsável pela sua formação teológica.

Subsequentemente, em Setembro de 2019, foi iniciado no Instituto um curso de catequese de três anos, “Árvore da Vida”, no qual estes capelães leigos estão inscritos. Para além do estudo de disciplinas teológicas, tais como estudos bíblicos, o programa do curso presta considerável atenção aos temas necessários para lidar com o trauma e facilitar a reconciliação na zona de guerra, tais como comunicação não violenta, ética da comunicação e psicologia humana.

4. O apostolado na zona de guerra

Desde 2016, o Serviço Cristão de Salvamento estabeleceu centros de missão em 5 povoações afectadas pela guerra: Mariupol, Avdiivka, Maryinka, Starobilsk e Bakhmut. Nestes centros, os capelães servem activamente os soldados juntamente com as crianças, os idosos que vivem sozinhos e as pessoas com necessidades especiais a viver na zona de guerra. Os dominicanos estão activamente envolvidos neste ministério de evangelização visitando a zona de guerra, celebrando Missas Santas, e acompanhando e pregando a Palavra de Deus à população local.

5. Conferência Internacional de Paz
Em 2018 – 2019, realizou-se uma Conferência Internacional na França e Ucrânia, que consistiram em 4 seminários centrados em “Que plano de paz é possível entre a Rússia e a Ucrânia”? Cientistas, figuras religiosas e públicas da Ucrânia, da Rússia e da União Europeia participou nesta conferência em várias fases. O principal
O objectivo da conferência era explorar formas de ultrapassar o as tensões entre a Ucrânia e a Rússia e compreender como poderiam continuar desenvolvendo as suas ligações interestatais e interculturais.
Os representantes dos dominicanos participaram na Conferência como parte da delegação ucraniana e do Instituto Dominicano de Ciências Religiosas de São Tomás de Aquino em Kiev acolheu um dos seminários da conferência.

 

Videos:  Testemunhos de crianças na Ucrânia

Legendas em inglês

17 https://youtu.be/i9dqXC79sdI
19 https://youtu.be/35oYyod2G54
20 https://youtu.be/mTo968_0r5c
21 https://youtu.be/-X3W6-HQWZs
25 https://youtu.be/S_1QVEzpUzY

Legendas em francês

17 https://youtu.be/fAsTANeZNBA
19 https://youtu.be/ExJ1voMAYyM
20 https://youtu.be/JFmQuf3JN44
21 https://youtu.be/0zLRu8irytw
25 https://youtu.be/M40lo9Gz-Fc

Legendas em castelhano

17 https://youtu.be/u0zWSxW_0cs
19 https://youtu.be/Ve6NIy_p1Ys
20 https://youtu.be/y9sclGSSvk8
21 https://youtu.be/zQLqFK50OB0
25 https://youtu.be/CtPV49uqDhc


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: