Entre 18 e 24 de maio, os representantes leigos dominicanos na Comissão Internacional Dominicana de Justiça e Paz (IDCJP) convidam todos os leigos dominicanos a celebrar o 5º aniversário da encíclica Laudato Si sobre o desafio das mudanças climáticas que ainda está connosco, apesar de toda a atenção estar de momento sobre o coronavírus.
Queridos irmãos e irmãs em São Domingos,
Os leigos que fazem parte da Comissão Internacional de Justiça e Paz Dominicana esperam que esta carta vos encontrem bem, apesar das consequências do Covid-19, que está afectando grande parte do mundo. Confiamos que podemos superar esse desafio com a ajuda de Deus e com a intercessão de São Domingos.
Com esta mensagem, gostaríamos de iniciar e / ou continuar o diálogo entre os leigos dominicanos e propor que todos participássemos de um projecto para comemorar o quinto aniversário da encíclica Laudato Si ‘, parte do magistério do Papa Francisco sobre a «nosso casa comum».
Entre os dias 18 e 24 de maio, a Semana de Laudato Si ‘será comemorada sob a rubrica «tudo está linterligado». Desejamos participar da celebração de uma encíclica que suscita iniciativas que despertam as pessoas preocupadas com o planeta e que se envolvem em cooperar umas com as outras para evitar a deterioração e destruição do planeta.
Como você pode participar? Cada um de nós, pessoalmente, com as nossas famílias e as nossas comunidades, pode propor acções concretas.
Algumas sugestões:
# ler e reflectir sobre a Encíclica
# rezar e divulgar a oração especialmente preparada
# realizar todos os dias uma acção concreta que contribua para evitar a destruição do planeta e ajude a sua melhoria
# organizar grupos de pessoas para compartilhar as suas preocupações, iniciativas e projectos
# partilhar textos, fotografias, vídeos que estimularão as pessoas a agir
Essas são apenas sugestões, mas estaríamos interessados em conhecer os seus projectos, actividades e outras propostas.
Ficaríamos gratos se você divulgasse esta mensagem a outros leigos dominicanos.
Bênçãos,
Maria Teresa Tenti (Teresita) Argentina e Duncan MacLaren, Escócia
trad. GS/Maia/2020