Caras irmãs e irmãos,
Todos os nossos países estão afectados pela pandemia do vírus COVID19. Alguns de nós perderam parentes ou amigos, outros estão infectados.
Muitos estão em quarentena, incapazes de trabalhar, de viajar, com perda de rendimentos e incerteza quanto ao seu trabalho, preocupados com a família e os amigos. Com medo dos dias que virão.
Também muitos dos nossos irmãos e irmãs vivem com receio da ameaça da praga de gafanhotos que ameaça vários países de África.
Neste momento, temos que cuidar dos mais frágeis, daqueles que estão sozinhos, sejam vizinhos ou parentes, membros das nossas comunidades paroquiais ou do nosso prédio, da nossa rua.
Neste tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, muitos não podem participar e receber o consolo da Eucaristia. Ou porque não há sacerdotes, ou porque não podem deslocar-se, ou porque a Eucaristia foram canceladas como medida sanitária.
No entanto, sabemos pela fé que Nosso Senhor nunca nos abandona e que a Sua Mãe intercede por nós.
E devemos fazer com que todos e cada um de nossos irmãos e irmãs sintam que, por mais distantes que estejam, por mais isolados, por mais ansiosos e recessivos que possamos estar, temos confiança no Senhor e em nossos irmãos.
Vamos rezar uns pelo outros. Todos os dias.
Como alguém que telefona aos seus pais ou filhos para desejar-lhes um bom dia ou uma boa noite e que tudo corra bem para eles. Uma oração de companhia, de presença solidária, de carinho. Pois todos somos irmãos em Cristo, o Senhor, e ninguém estará sozinho.
Gabriel Silva OP
Coordenador do ICLDF