Tomás de Aquino

DIA 28 DE JANEIRO

São Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja

(1225-1275)

São Tomás, da família dos Condes de Aquino, nasceu no Castelo de Rocasecca, Itália, em 1225. Recebeu a primeira educação na abadia de Montecassino e depois na universidade de Nápoles. Completará os seus estudos, já na Ordem, onde entra em 1244, sob a direcção de Santo Alberto Magno, em Colónia. Aos 32 anos é já mestre na cadeira de teologia em Paris. Mais tarde ensinará em Roma e Nápoles. A sua vida de estudante e, depois, de professor distinguiu-se pela inocência da sua vida e pela exímia fidelidade às observâncias regulares. A missão própria da Ordem, isto é, o ministério da Palavra na pobreza voluntária, viveu-a ele na forma de um trabalho teológico constante: uma intensa investigação da verdade, para a contemplar e transmitir muito ardorosamente aos outros. Assim, consagrou totalmente as suas forças ao serviço da verdade, ansioso de a conseguir, abraçando-a de onde quer que ela viesse, e ardendo de desejo de comunicá-la aos outros. Dotado de humildade e de uma humaníssima convivência, foi mestre exímio da doutrina sagrada e um agradável pregador da verdade evangélica.

Deixou muitas obras, repletas de sabedoria divina e humana que demonstram com toda a beleza, a completa harmonia da revelação divina com as descobertas da razão.

Devotíssimo de Cristo Salvador, distinguiu-se na devoção à Paixão do Senhor e ao Ministério da Eucaristia – que exaltou com composições litúrgicas – bem como numa piedade filial para a Virgem Maria, Mãe de Deus. Morreu em Fossanova, a 7 de Março de 1274 quando se dirigia para o Concílio de Lião. Foi canonizado pelo Papa João XXII a 18 de Julho de 1323. São Pio V, a 11 de Abril de 1567 declarou-o o quinto Doutor da Igreja latina. Leão XIII, a 4 de Agosto de 1880 declarou-o padroeiro de todas as universidades e escolas católicas.

Por razões litúrgicas, a sua festa celebra-se actualmente no dia em que se comemora a trasladação do seu corpo para a Igreja do Convento de Toulouse, a 28 de Janeiro.

 

Oração

Senhor Nosso Deus, que na vossa providência fizestes de São Tomás de Aquino um apóstolo da vossa sabedoria e um modelo de santidade na vossa Igreja, concedei-nos pelos seus méritos e intercessão, a graça de vos procurarmos de coração sincero e verdadeiro, e a amar-Vos sobre todas as coisas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho que é Deus convosco na unidade do espírito Santo.

Fonte: do Próprio da Ordem dos Pregadores

One response to “Tomás de Aquino

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: