
LD 413 Roma, 21 de Novembro de 2024
A todos os Provinciais e vice-Provinciais
A toda a Família Dominicana
Caros irmãos e irmãs,
Com gratidão a Deus, doador de todos as coisas boas, a Família Dominicana alegra-se ao receber o anúncio do Papa Francisco de que o nosso irmão PIER GIORGIO FRASSATI (6 de abril de 1901 – 4 de julho de 1925) será canonizado durante o Jubileu da Juventude, que terá lugar de 28 de julho a 3 de agosto de 2025.
Pier Giorgio era membro do laicado dominicano, e foi chamado “homem das oito Bem-aventuranças” por São João Paulo II. Inspirou inúmeras pessoas em todo o mundo, especialmente os jovens. Um dos seus biógrafos chamou-lhe “atleta audacioso, brincalhão, ativista incansável e místico inesperado”! Este é o tipo de personalidade que pode verdadeiramente inspirar pessoas de diferentes e diversas origens. E ele inspirou de facto os jovens a aspirarem “verso l’alto”, em direção ao topo, não só para irem com ele aos picos das montanhas mas também para verem a grandeza da Criação e adorar o Criador. Mas o encontro mais profundo de Pier Giorgio com Deus numa “montanha” foi no “monte das bem-aventuranças” (Mateus 5).
Quando lhe perguntaram como é que suportava visitar a casa imunda e malcheirosa dos pobres, Pier Giorgio respondeu “Gesù mi fa visita ogni mattina nella Comunione, io la restituisco nel misero modo che posso, visitando i poveri”, “Jesus vem ter comigo todas as manhãs na Comunhão, e eu retribuo a visita indo servir os pobres”. Como membro da Ação Católica, disse: “A caridade não é suficiente: precisamos de uma reforma social.”
Inspirado pelos escritos de Santa Catarina de Sena e pela pregação de Savonarola, juntou-se aos leigos dominicanos em 1922, adoptando o nome de “Irmão Girolamo”. Como membro devoto da Família Dominicana, guardava um terço no bolso e rezava-o diariamente.
Para o alto! Pier Giorgio é um guia e um companheiro fiável nas nossas aspirações de encontro com Deus que gostava de se encontrar com as pessoas nas montanhas. As palavras do profeta aplicam-se a ele e aos santos homens e às santas mulheres da família de S. Domingos: “Como são belos sobre os montes, os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa notícia” (Isaías 52,7).
Talvez alguns se possam interrogar – já temos tantos santos, e o nosso calendário litúrgico está quase cheio de festas e memórias, porque é que continuamos a promover causas de santidade?
Fazemo-lo porque a canonização de Pier Giorgio representa para todos nós uma confirmação renovada de que a pregação do Evangelho, especialmente através da vida dominicana, em toda a sua plenitude e riqueza, manifestada
em todos os seus ramos – frades, freiras, irmãs apostólicas, fraternidades leigas e sacerdotais – é verdadeiramente um caminho de santidade.
